Parque Estadual da Serra do Mar

 

Durante essas férias de final de ano tive a oportunidade de conhecer um lado do litoral norte de São Paulo que eu não conhecia e que não tem nada a ver com as praias, primeira coisa que nos vêm à cabeça quando pensamos em um destino no litoral.

Esse outro lado também é ligado à natureza, são as trilhas pela Mata Atlântica que podem ser feitas no Parque Estadual da Serra do Mar. Essas trilhas podem ser feitas saindo de vários núcleos, e a fiz que foi saindo do núcleo de Caraguatatuba.

 

Parque Estadual da Serra do MarOs brinquedos da área de lazer do Parque

O parque tem uma ótima infraestrutura, com estacionamento interno, banheiros limpinhos, um pequeno museu aonde estão algumas espécies de animais empalhados nativos da Mata Atlântica e guias que além de super simpáticos sabem tudo sobre o lugar e sobre cada espécie de animal ou de planta da região. Aliás, desde a entrada já  nos surpreendemos com a simpatia do segurança na guarita de entrada, já nos sentimos bem vindos desde lá !

Mesmo para quem não gosta de atividades físicas, o parque tem uma área de lazer com brinquedos para as crianças e com mesinhas para pic nic, tudo isso com aquele ambiente cheio de natureza ao redor. Mas lá não é permitido o comércio, então caso queira fazer um pic nic por lá, você tem que levar seus próprios alimentos e o consumo de bebidas alcoólicas é proibido dentro do parque (e não esqueça de levar um saquinho para colocar o lixo que você produzir !).

 

Parque Estadual da Serra do MarAs instalações da área de lazer do Parque

Já para quem gosta de atividades físicas ao ar livre e de cachoeiras, existem 5 trilhas diferentes saindo desse núcleo, com grau de dificuldade e duração diferentes. Eu por exemplo fiz 2 nesse dia, a do Poção com 3,5 Km (aprox. 4 h ida e volta) e a do Jequitibá com 1,2 Km, bem mais curtinha (aprox. 1:20 h ida e volta), essa última uma boa opção para quem não quer se esforçar muito (rsrs). E o melhor: ambas terminam em quedas d’água lindas, e com aquela água deliciosamente gelada típica das cachoeiras, uma maravilha no dia extremamente quente que fazia quando fiz essas trilhas !

Agora atenção: Se você só for ficar na área de lazer não é necessário, mas caso queira fazer alguma das trilhas, mesmo a mais curtinha, é obrigatório o uso de tênis. Uma das pessoas do nosso grupo foi de papete e não pôde fazer a trilha com a gente, por ser uma regra do parque. É que mesmo sendo uma possibilidade, no caso de aparecer uma cobra seus calcanhares estariam protegidos. Afinal, você estará no meio da mata, né ?

 

Parque Estadual da Serra do MarO pequeno museu do Parque, com espécies da Mata Atlântica

Fora isso, é aconselhável que você leve protetor solar, repelente, boné, se tiver aquela “bengalinha” de fazer trilha também vai te ajudar muito (eu fiz a minha com um graveto grande que encontrei no chão ! rsrs), roupa de banho para entrar na cachoeira, garrafinha de água e alguma comida como barrinha de cereais ou coisinhas do tipo, porque dá a maior fome fazer toda essa caminhada ! Rsrs..

Para fazer as trilhas é preciso agendar com antecedência, a entrada no parque custa R$ 9,00 e estudante com carteirinha paga meia.

Para quem gosta de natureza e esporte, é um passeio que vai fazer você se sentir revigorado, como eu me senti !

 

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba

Endereço: Rua do Horto Florestal, nº1200 – Rio do Ouro/ Caraguatatuba –SP

Telefones para informação: (12) 3882-3166 / (12) 3882-5999

Dias e horário de funcionamento das trilhas: De terça-feira a domingo e feriados, das 8h às 17h (O acesso às trilhas do período diurno é permitido somente até às 16h). Trilha Noturna: das 19h às 21:30h.

 

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Estadual da Serra do MarAdivinha quem é o ser esfuziante lá ao fundo… kkkkk

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Estadual da Serra do Mar

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

2 Comments

    • tripfeeling.com Responder

      Oi Reginaldo, obrigada pelo comentário ! O litoral norte de SP tem muita opção de coisas legais pra fazer, né ? Abçs !!!

Deixe uma resposta