Essa dica foi dada pelo meu primo que está pela Europa: é o Stonehenge Summer Solstice. Para quem não conhece, Stonehenge é um monumento feito de pedras imensas e que tem toda uma áurea mística em torno dele. Isso porque tanto qual o povo que o construiu e com qual finalidade são respostas não totalmente esclarecidas até os dias de hoje, existem muitas teorias e histórias à respeito, mas poucas certezas.

Essas pedras usadas na sua construção vêm de lugares que estão à quilômetros de distância de lá e como foram levadas até o local também não é muito claro, já que a construção foi datada como sendo da Idade do Bronze (em torno de 3.000 a.c.) em uma época em que, como se pode imaginar, não devia ser trabalho fácil o deslocamento de um ponto à outro, principalmente carregando pedras de 4 toneladas cada ! rsrs.. O motivo da sua construção também especula-se que tenha sido para o uso astronômico ou religioso.

Sobre o festival, ele acontece todo ano no dia em que se inicia o solstício de verão, por volta do dia 20 ou 21/06, que é o dia mais longo do ano no hemisfério norte e o dia em que, de acordo com o desenho original do monumento, o sol se posiciona de forma que os raios de sol incidam para um ponto específico no centro do monumento.

 

 

Desenho original do monumento, mostrando o caminho do sol até o centro do monumento

 

Olha o que meu primo falou à respeito do festival:

Ontem (20/06) aconteceu um festival em Stonehenge. Geralmente esse parque é aberto à visitas mas não se pode tocar nas pedras, mas para este festival todos puderam tocar nas pedras e receber a energia que o local proporciona. Esse evento trouxe gente do mundo todo, pois alguns acreditam que nesse dia, por ser o solstício de verão, há uma energia especial no local e por isso religiões místicas do mundo inteiro vão a este local receber essas energias.”

 

 

 

 

 

Imagens:

Stonehenge Stone Circle

Café com Ciência

Wikpédia

Taberna do Guerreiro

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

Deixe uma resposta