O Cânion do Lago de Furnas

Já ouviu falar na cidade de Capitólio, em Minas Gerais ? Pois eu nunca tinha ouvido falar e vou te dizer: fui visitá-la no carnaval e agora estou completamente apaixonada pelo lugar !

Nesse post vou falar sobre o roteiro de 4 dias que fiz por essa cidade de pouco mais de 8 mil habitantes fica na região da represa da hidroelétrica de Furnas é um paraíso para quem gosta de natureza, esportes e programas ao ar livre.

1° dia – Conhecendo as Cachoeiras da Trilha do Sol

Na Trilha do Sol nós conhecemos a Cachoeira do Grito e o Escorregador de Pedra e essa segunda devo dizer se tornou a minha cachoeira preferida da vida, eu amei ! Amei por ter peixinhos que vêm nadar ao redor de você, por ter um visual incrível com pedras que parecem terem sido esculpidas à mão para formarem uma paisagem que parece saída de um filme. Nesse Escorregador de Pedras, além da parte mais funda onde você pode nadar, uma parte dela tem pedras em que correm água vinda de uma das quedas, dá para ficar sentado lá, como se você estivesse em um escorregador mesmo, com água corrente passando por você. Sensacional !

Na Cachoeira do Grito, além das queda d’águas maiores e dos locais de maior profundidade, também se formam pequenas piscinas mais rasas que são uma delícia para ficar se refrescando. Muito, muito gostoso mesmo !

E sabe o que mais gostei na Trilha do Sol ? A Cynthia, responsável pelo local, não permite que as pessoas desçam com cooler, isopor, ou coisas assim para as cachoeiras. Isso é muito bacana porque além de evitar que lixos sejam “esquecidos” pelo caminho, as pessoas que estão nas cachoeiras estão lá só curtindo a paisagem e as águas mesmo, sem maiores muvucas, sabe ?

Fora isso as trilhas para chegar até as cachoeiras são bem fáceis, não passamos por nenhum trecho com um grau mais elevado de dificuldade, tudo bem tranquilo. São trilhas, quer dizer que vai exigir um pouco do seu preparo físico na caminhada, mas nada de mais.

Lá eles também servem almoço (pago à parte), e é uma comida deliciosa. As opções não são muitas mas são suficientes, super agradou tanto à mim que sou carnívora quanto aos meus amigos vegetarianos.

Não conseguimos ver a outra cachoeira do local, o Poço Dourado por falta de tempo, mas ficou aqui o motivo para voltarmos! =)

Ah, e para quem curte a ideia, lá também existe uma área para a prática de nudismo. #mandanudes<3

 

Pousada Trilha do Sol
Rod. MG 050, KM 304 – Capitólio – MG
Tel: (35) 3522-8681 / (35) 3521-0257

www.pousadatrilhadosol.com.br

As cachoeiras da Trilha do Sol

 

2° Dia – Cachoeira do Lobo

No segundo dia fomos conhecer a Cachoeira do Lobo, que tem uma queda d’água linda mas já aviso: a trilha para chegar até lá não é fácil!

Em toda trilha o melhor é ir de tênis, mas aqui é imprescindível seu uso, porque de chinelo você corre o sério risco dele enganchar em uma das pedras do percurso e você cair. Já descalço você corre o risco de machucar o pé nessas mesmas pedras.

Essa cachoeira funciona em um camping e aqui é permitido fazer churrasco na beira do rio e ir até a queda d’água com o que você quiser, cooler, isopor, etc, mas vou dizer que fiquei pensando como aquelas pessoas conseguiram chegar até lá carregando qualquer coisa que fosse porque como eu disse, a trilha não é moleza não. Ela também é bem cheia, com muitos visitantes mesmo, uma opção para quem gosta de lugares com bastante gente.

O local é aberto ao público e hóspedes somente aos finais de semana, mas conversando com a Beth, que é responsável pelo local, soube que é possível ligar e agendar visitas durante a semana. Para mim que prefiro visitar esses locais sem muita muvuca, seria o paraíso. Mais um motivo para voltar a cidade e experimentar essa cachoeira linda com bastante tranquilidade! =)

Aqui também são servidas refeições e a comida é muito saborosa. Para quem for de final de semana, a dica é evitar os horários de pico para fazer as refeições por lá pois o restaurante fica bem lotado e o serviço, que é super simpático e atencioso, acaba sendo um pouco mais demorado.

 

Pousada Cachoeira do Lobo

Tel: (37) 99983-9070 / (37) 99841-4714

www.pousadacachoeiradolobo.com.br

A Cachoeira do Lobo

 

3° Dia – Rapel no Cânion do Lago de Furnas e Festa de Carnaval no Kanto da Ilha

Esse foi o dia em que superei um dos meus maiores medos, o medo de altura, e fiz rapel com o pessoal do Camping Canarinho.

Nós descemos uma fenda no Cânion do Lago de Furnas e gente… que coisa mais maravilhosa ! O rapel em si já foi uma experiência incrível, agora com aquela paisagem linda ao redor, não teve como não amar. Minha amiga amou tanto que saiu de lá dizendo que queria virar instrutora de rapel, porque queria fazer isso para sempre!

Aqui é bom ir com uma calça (legging no caso das garotas), não só para evitar alguma picada de insetos, mas porque as trilhas de ida e volta passam por locais onde galhos podem arranhar as pernas. Eu fui de shorts e só tive uns pequenos arranhões, mas para quem quiser evitá-los, vá de calça.

Mais uma coisa: a trilha de volta é muito, muito difícil mesmo ! E só existe ela, não tem como desistir, tá ? Então para quem nunca fez trilha ou não é acostumado com esse tipo de atividade não recomendo. Para quem já tem alguma familiaridade com atividades ao ar livre ou esportes eu digo: você precisa ter essa experiência!

O Douglas, um dos donos do camping, e o Igor, o instrutor que teve uma paciência de Jó comigo que travei na hora de descer e quase que desisto, também fazem rapel em outros locais como cachoeiras por exemplo. O Douglas nos mostrou imagens de um desses locais em que eles fazem essas descidas que nos  pareceu lindo, mas por ser mais longe é necessário acampar e voltar no dia seguinte. Mais um programa para minha próxima visita à cidade!

À noite fomos em uma festa no Kanto da Ilha, uma balada que todos nos indicaram como sendo a principal da cidade e que fica na beira da represa, com pier para chegada de barcos e uma estrutura caprichada.

Chegamos e já havia anoitecido, mas quando vimos a vista que o local tem foi inevitável pensar o quanto dele ser legal ver o pôr do sol de lá, uma vez que as festas por lá começam por volta das 14hs… Mais uma coisa na lista para a próxima viagem à Capitólio!

 

Camping Canarinho

Rod. MG 050 – KM 300 – Capitólio – MG

Tel: (37) 8423-9433 / (37) 9964-4387 / (37) 9808-1981

www.facebook.com/Camping-Canarinho

 

Kanto da Ilha

Estrada Capitólio KM 2,5 – Escarpas do Lago – MG

Tel: (37) 99840-7130

kantodailhasuites.com.br 

Nossa descida de rapel pelo cânion e a festa no Kanto da Ilha

 

4° Dia – Passeio de Catamarã pelo Cânion do Lago de Furnas e Comprando Cachaça Artesanal

Se no dia anterior a gente tinha se esbaldado com uma vista linda do Cânion do Lago de Furnas, dessa vez a gente viu a queda d´água lá de baixo, com o passeio que fizemos com o Catamarã Escarpas.

Nesse passeio fomos de barco até a cachoeira do cânion e pudemos ficar lá nadando por aproximadamente 1 hora, pensando no quanto a vida estava tranquila e favorável naquele momento.

O barco também tem um bar que serve bebidas e salgados à bordo. Ponto positivo: quando chegamos na cachoeira o José Antônio, responsável pelo catamarã, disse que a música seria desligada, para que a gente pudesse ouvir somente os sons da natureza do local. =)

O passeio, que estava programado para nosso primeiro dia na cidade não aconteceu porque eles não tinham atingido a lotação mínima para sair com o barco, então deixamos para o último dia. Ou seja: ligue e faça reserva antecipadamente porque pode ocorrer tanto essa situação do barco não sair por falta de passageiros suficientes quanto de estar lotado e você não conseguir embarcar. A reserva não resolve essa primeira situação, mas resolve a segunda questão, então já vale a pensa ser precavido, né ? Caso a lotação do catamarã não seja atingida e você não tenha disponibilidade de voltar em outro momento, existe a opção de ir de lancha também.

Gosta de cachaças artesanais ? Depois do passeio de catamarã, a gente foi até a fábrica da Cachaça Sossegada que é feita pela mesma família desde 1922. Lá, além de vender alguns tipos de cachaças artesanais também são vendidos doces caseiros (eu comprei um pote de doce de leite com chocolate, pense nisso!).

 

Catamarã Escarpas

Ponto do Rio do Turvo em frente ao restaurante do Turvo, na Rod. MG 050

Tel: (35) 8869-2687 / (35) 9212-9994 / (35) 9704-2643

www.catamaraescarpas.com.br

 

Cachaçaria Sossegada

Tel: (37) 3373-1293

(Não encontrei site, então fica o telefone, do panfleto que peguei lá)

O cânion visto de baixo no passeio de catamarã e a Cachaçaria Sossegada

 

Agora algumas dicas gerais para quem quer conhecer o local:

Hospedagem:

Por ser carnaval e nossa reserva ter sido feita meio em cima da hora, não conseguimos nos hospedar na própria cidade de Capitólio, então ficamos em uma cidade próxima chamada Passos. Depois acabamos descobrindo que havia uma outra cidade chamada Piumhi, que teria sido uma melhor opção de hospedagem, mais próxima de Capitólio. Se tivéssemos ficado em Capitólio ou mesmo em Piumhi teríamos mais tempo para fazer mais algumas coisas, teríamos conseguido ir mais cedo para o Kanto da Ilha por exemplo, ver o pôr do sol de lá. Como tivémos que voltar para Passos e depois voltar para Capitólio, perdemos aí um certo tempo nesse deslocamento.

 

Quantos passeios dá para fazer por dia?

Isso vai depender muito de pessoa para pessoa. Nós por exemplo marcamos no máximo 2 programas por dia, para que a gente tivesse a liberdade de aproveitar bem os lugares, sem pressa. Na minha opinião, mesmo que você seja do tipo que gosta de conhecer o maior número de atrações por dia, não marque mais do que 2 programas por dia, porque para chegar até as cachoeiras você precisa seguir por trilhas, algumas um pouco mais longas, outras mais curtas mas com um grau de dificuldade um pouco maior. E você não vai querer chegar na cachoeira, ficar 15 minutos e já ir embora, né ?

 

Quanto tempo ficar?

Por ser um lugar repleto de cachoeiras e com várias opções de esportes para serem praticados por lá, se você me perguntar quanto tempo eu recomendo para ficar na cidade, vou dizer que 7 dias seriam ótimos, você com certeza vai ter programação para todos os dias.

Eu fui no carnaval e fiquei 4 dias por lá. Conheci lugares incríveis, fiz rapel pela primeira vez na minha vida, fui ao cânion, que era o único lugar que eu tinha visto imagens e dito para mim mesma que não poderia deixar de conhecer, mas ficaram vários programas para trás, o que é bom, porque é mais um motivo para voltar para essa cidade linda. =)

 

Update – Custos dos passeios:

Não costumo colocar os custos das programações que cito porque como essa informação está sempre sujeita à alterações, acho melhor deixar o contato dos locais para que o leitor tenha uma informação atualizada com relação à preços. Mas como perguntaram sobre isso aqui em um dos comentários do post, somente para que se tenha uma base de cálculos dos custos dos passeios aqui citados, o preço médio das entradas para conhecer as cachoeiras é de R$ 30,00. Mas como eu disse, para informações de valores, recomendo sempre que se entre em contato diretamente com os locais a serem visitados. 😉

 

Mais informações sobre Capitólio:

Site da Prefeitura de Capitólio:
www.capitolio.mg.gov.br

Não quer conhecer os cânions de barco e não quer fazer rapel ? Existe também um passeio de helicóptero, que sai do mesmo ponto em que os barcos e lanchas saem para os passeios.

 

Algumas dicas da cidade de Passos, onde nos hospedamos:

Em Passos, ficamos no Hotel Presidente, que tem uma localização muito boa e acomodações simples, mas que tem um ótimo custo benefício. Pagamos um valor maravilhosamente baixo para nos hospedar em pleno carnaval, que contou também com um café da manhã bem variado e gostoso incluso.

De noite, se estiver afim de sair para beber alguma coisa, existem opções de bares na Avenida da Moda e para comer nós fomos à um lugar bem pequeno mas que serve lanches muito gostosos (e enormes !) chamado Elohiym Gastropub, que eu recomendo.

E se ainda ficou alguma dúvida do quanto esse lugar é lindo e do quanto eu adorei essa viagem, eu digo: amei!

 

Todas as fotos desse post são do nosso fotógrafo, Ricardo Jayme.

Essa viagem contou com o apoio do Departamento de Turismo de Capitólio. As opiniões e comentários descritos aqui são independentes e baseados na experiência que tivemos. 



Booking.com

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

59 Comments

  1. Tambem adorei capitolio .., sou de Minas, e ainda nao tinha conhecido a cidade, fiquei maravilhada…. vale a pena conhecer. Me hospedei na Pousada california, otima localizacao, simples e aconchegante.

    • tripfeeling.com Responder

      Tb achei que vale muito a pena conhecer Angela… amei a cidade !!

  2. Estive em Capitolio em janeiro ficamos hospedados no hotel Balneário do lago… Maravilhoso… Único passeio que fizemos foi o de escuna pela lagoa azul… Mas vou seguir sua dica da próxima vez quero ir à trilha do sol…sou de Divinopolis e amo capitolio!!!

    • tripfeeling.com Responder

      Não costumo colocar preços porque de repente eles podem ter alguma variação do momento em que eu escrevo o post até o momento em que o leitor vai de fato fazer as programações, por isso coloco os contatos dos lugares, pq aí o leitor pode ter acesso aos preços atualizados no momento em que ele for de fato fazer aquela programação, sabe ?
      Mas para você ter uma base de custos, as cachoeiras visitadas aqui nesse roteiro tem uma média de custo de entrada de R$ 30,00, vou fazer um update no post com essa informação ! 😉
      Abçs !!!

  3. Amo essa cidade, meu nome é Katia, tenho uma casa na Ponta do Sol em frente à Escarpas do Lago. Realmente é lindo e super recomendo. Aliás eu alugo minha casa pra finais de semana, o Rancho Arapuca. Entrem no site http://www.alugueescarpas.com.br e terão além da minha, várias outras opções de aluguéis de casas na região.

  4. Boa noite! Sou de Curitiba-PR e essa cidade é simplesmente incrível, já visitei pelo menos umas 15 vezes! Lugar abençoado por Deus, pelas águas do “Mar de Minas”, pela natureza, pelo povo, …, enfim, vale muito a pena conhecer! Sem falar que fica a apenas 100 km da cidade de São Roque de Minas, onde, na Serra da Canastra encontra-se a nascente do Rio São Francisco! Quem tiver a oportunidade não deixe de visitar, simplesmente maravilhoso! Grande Abraço!

    • tripfeeling.com Responder

      Ah, e obrigada pela dica de São Roque de Minas, um dos guias que nós encontramos em Capitólio nos falou de lá… Foi pra lista tb ! 😉
      Abçs !!!

    • tripfeeling.com Responder

      Nossa Eloah, vcs precisam mesmo ir, aposto que vão se apaixonar pela cidade como eu me apaixonei, é lindo demais aquele lugar !

  5. Bom dia, tudo bem? Por nada! Precisando posso indicar o guia que nos atendeu lá em São Roque de Minas, quando visitei a Serra da Canastra!

  6. Claudio Francisco de Carvalho Responder

    Fiquei feliz de terem gostado de nossa região, vcs conheceram a ponta do ice-berg, ainda tem região do vale dos canteiros e chapadão da Babilonia, nos municipios de São João Batista do Gloria e Delfinopolis, sou Guia Regional e tive o prazer de guia-las na Trilha do sol, por um periodo la na região do no Limite, gostaria de deixar aqui o meu contato 35-9.9996-4562 Claudinho

    • tripfeeling.com Responder

      Oi Cláudio !!! Sim, adoramos e queremos voltar para conhecer mais da região, com certeza !!! =)

  7. Pra entrar na cachoeira vc citou a base de 30,00 pra entrar na cachoeira,
    Mas pra chegar nas cachoeiras temos que pagar um guia pra nos levar até lá? Tem estacionamento na saida para as trilhas?

    • tripfeeling.com Responder

      Nessas cachoeiras que citei não é necessário pagar guia para ir até as quedas d’água Erica. Vc paga a entrada no parque e faz as trilhas vc mesma. Também nessas que citei você tem opção de estacionamento no local sim, um local dentro dos parques. 😉

    • tripfeeling.com Responder

      Olha, a gente estava de carro e era quase 1h de Passos até Capitólio… Como sou de SP, 1h pra eu ir de um ponto ao outro é normal (rsrs), mas para quem está acostumado à distâncias menores, pode ser um trajeto meio distante…

    • tripfeeling.com Responder

      Ai Lê, vale muito a pena correr o risco, é maravilhoso!!! Eu mesma só vi teias, não vi as próprias ! Rsrsrs…

  8. Boa Tarde’!
    Fiquei admirado com os suas experiências em Capitólio, estarei indo até lá com minha turma da faculdade para uma saída de campo, espero conseguir curti como você a cidade…

    • tripfeeling.com Responder

      Ah, com certeza vai conseguir Pablo, o lugar é maravilhoso, não tem como não curtir muito o visual de lá ! =)

    • tripfeeling.com Responder

      O valor exato não sei informar pq como coloquei no final do post o rapel fez parte do apoio que recebi da secretaria de turismo de Capitólio para conhecer a região e as atrações de lá, mas entre em contato com o pessoal do Camping Canarinho nesse email e telefone que coloquei no post que eles te informam o valor certinho e vc tb já pode tirar qq dúvida que tenha… Abraços !

    • tripfeeling.com Responder

      Vale muito a pena Flávia, se tiver oportunidade, vá conhecer sim !! 😉

  9. Excelente blog…otimas dicas! Estaremos lá no feriado de Tiradentes…será uma pena a muvuca….mas vamos estar em 40 pessoas….entao a muvuca seremos nós…rsrrs. Com consciência é claro. Parabéns pelo blog!

    • tripfeeling.com Responder

      Obrigada Carlos !! E muvuca entre amigos é legal, né ?! hahahaa
      Abçs !!!

  10. Ju que demais! Vi suas fotos no Insta e agora depois do post certeza que Capitolio tem q estar na minha lista de próximos destinos nonBrasil! Mto show mesmo! Beijos

    • tripfeeling.com Responder

      Monique, coloca na sua lista sim, tenho certeza de que vc vai amar… é lindo demais lá !!!
      Bjão !!!

  11. Ótimo post, sou guia em capitolio tenho catalogado mais de 80 cahoeiras, pra quem gosta de atividade ao ar livre, trekking , trilhas de bike ou moto, acampamento survival meu tel e (37) 99969 1136 ou minha pagina no facebook.

  12. Gostei muito do seu relato. Iremos no próximo feriado. temos um grupo de viagens, se interessar . Atoxanos trilhas e aventuras.
    Parabéns!!!

    • tripfeeling.com Responder

      Tenho certeza de q vcs tb vão adorar a cidade, como eu adorei Samir ! =)

    • tripfeeling.com Responder

      Oi Samir !!
      Podemos sim, mas para informações atualizadas de preços acho que seria melhor vc falar diretamente com cada um… =)

        • tripfeeling.com Responder

          Não, fui com amigos… E vai sim Deyse, tenho certeza de q vc vai adorar !! 😉
          Bjos !!!

  13. Ju! A região é linda mesmo!!! Outra dica legal é conhecer a barragem de Furnas – tipo uma mini Itaipú, bem legal! Tenho parentes que moram ali do lado, em uma cidade chamada Piumhi, que aliás fica no meio do caminho entre a represa de Furnas/Capitólio e a Serra da Canastra/São Roque de Minas, que é a terra do queijo canastra – delicioso!!!! Já fui várias vezes pra lá, mas nunca foquei nas cachoeiras da região – super guia esse seu post! Tenho algumas dicas da barragem, onde comprar delícias mineiras na região e da Serra da Canastra aqui: http://www.taindopraonde.com.br/search/label/Serra%20da%20Canastra.

    • tripfeeling.com Responder

      Ah, eu dei uma passada rápida na barragem de Frunas e fiquei em Piumhi de uma segunda vez que fui pra lá Fer, achei bem pertinho !Quero ver esse post de delícias aí !!! Rsrs.. Bjão !!!

  14. PS: minha prima de Piumhi é a louca das festas e diz que Capitólio está seeempre bombando rs Tudo “culpa” do condomínio chiquérrimo que tem na beira da represa, o “Escarpas do Lago”.

    • tripfeeling.com Responder

      A festa que fomos foi nesse condomínio mesmo, que fica na beira da represa… A pena foi q, como coloquei no tópico da balada, é q chegamos depois do por do sol, pq deve ser uma vista bem linda ver ele se pondo em meio às águas da represa…

    • tripfeeling.com Responder

      Verdade, é um lugar lindíssimo, inclusive já voltei lá depois desse post ! Rsrs..
      Bjsss !!!

  15. WELERSON RODRIGUES Responder

    Concordo com a dica da cidade de Piumhi …de lá, tem-se opções que nos levam aos passeios, e na volta a certeza de boa comida … o tradicional pão de queijo, delicioso!

    • tripfeeling.com Responder

      Nossa, tenho certeza de q vc vai gostar Guilherme, principalmente pq vc tb gosta de esportes !!

  16. Pessoal, a região é simplesmente maravilhosa. Nasci e cresci em meio a essas maravilhas. A maioria dos locais fica na estrada entre Furnas e Capitólio. Disponibilizo minha casa de final de semana em Furnas- MG com ótima localização para alugueis de temporada. Quem quiser mais informações entre em contato 016981532963.

    Link do Google

    https://www.google.com.br/maps/place/Casinha+de+Furnas+da+Cida+Alves/@-20.6863618,-46.3373062,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94b6986fa39f2c05:0x40197e5bc62e3824!8m2!3d-20.6863618!4d-46.3351175

    Link do Airbnb

    https://www.airbnb.com.br/rooms/11489175?guests=1&adults=1&children=0&infants=0&s=w24GT2rP

  17. Olá pessoal. Fico muito feliz quando vejo tanta gente que vem a Capitólio e gosta da minha cidade natal.
    Gostaria de compartilhar com vocês que ainda não conhecem, vir pois é lindo aqui.
    Parabenizo o pessoal do site pois curto muito viagens e sempre acompanho.
    Gostaria de compartilhar meu site com o pessoal que tem muitas dúvidas sobre Capitólio e caso precisem de ajuda podem contar comigo.
    http://www.descubracapitolio.com.br

Deixe uma resposta