Cataratas do Iguaçu

Fui convidada pelo site Expedia Brasil a escrever um post falando sobre uma região do Brasil a qual eu ainda não tivesse escrito e eu escolhi falar sobre o Parque Estadual das Cataratas do Iguaçu,lugar que conheci em uma conexão feita entre São Paulo e Lima no carnaval do ano passado.

Como teríamos algumas horas disponíveis entre um voo e outro, decidimos conhecer as Cataratas e te digo: elas são de uma beleza impressionante!

Criado na década de 30 (segundo li por pressão de Santos Dummond, que ficou fascinado com o lugar e usou seu prestígio para pressionar o então governador do Paraná a criar o Parque, que até então era propriedade particular), foi eleito pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e é um dos pontos turísticos mais visitados por estrangeiros no país. Seu nome, de origem indígena, significa água grande e ele é um ponto importante de conservação da Mata Atlântica.

Quando chegamos à entrada do Parque, pegamos um ônibus de 2 andares para ir até o local da trilha que leva às quedas, pois todo o transporte à partir da entrada do parque é feito por esses ônibus, mesmo se você for de carro (o valor ônibus está incluso no ingresso, o do estacionamento não).

Cataratas do Iguaçu
Os ônibus lindinhos do Parque, com as espécies de animais que vivem por lá pintados neles

Por causa do voo que nos esperava, compramos capas de chuva por lá mas não chegamos a usá-las porque a trilha que leva às quedas não molha quase nada. Tanto que cheguei a trocar a capa que eu tinha comprado na loja de souvenirs por outra coisa mais legal. E PS: O preço da capa de chuva vendida do lado de fora do parque e a da vendida na lojinha é muito pequena e pela qualidade vale mais a pena você comprar na lojinha mesmo!

Agora, se você pretende andar pela plataforma que leva até o “meio” das águas, aí você vai fazer um ótimo uso da capa, porque vai se molhar bastante! Rsrs.

Cataratas do Iguaçu
Boné de quati, com rabinho e tudo na loja de souvenir, combinou bem comigo, né? Rs..

Também almoçamos por lá no restaurante Porto Canoas, que tem vista para as águas e opção de buffet e a la carte. Existem também outras opções para comer por lá, como lanches rápidos e mais baratos do que a refeição. Um ponto além da vista que nos fez escolher almoçar no restaurante: conseguimos negociar o valor do buffet antes, e acabamos ganhando um descontinho! =)

Para quem se animar, além da possibilidade de pegar os barquinho e ir ver as quedas bem de perto, existem empresas que levam os turistas para fazer passeios de helicóptero sobre as Cataratas. Se lá de baixo a vista é incrível, imagina que demais ver tudo do alto?

Cataratas do Iguaçu
Os quatis, que andam entre os turistas. Inclusive, se você deixar comida dando mole em sacolas ou bolsas eles pegam mesmo!

O que vestir:

Se para viajar de avião o ideal já é usar roupas confortáveis, para visitar o Parque e andar pelas suas trilhas, principalmente quando se está fazendo uma escala entre um voo e outro, acrescento: além de roupas confortáveis, calçados igualmente confortáveis! E não esquecendo que é mata, cachoeira, natureza… Se você é do tipo que é perseguido por insetos e afins, não esqueça o repelente! E protetor solar também é uma boa pedida ! 😉

Quanto tempo é preciso ter entre um voo e outro para conseguir visitar as Cataratas ?

Como o Parque está perto do aeroporto, somente 5 KM, tenha pelo menos umas 5 h disponíveis, para que você possa curtir o passeio com o mínimo de calma. No nosso caso, tínhamos 7h entre um voo e outro, mas com atrasos e imprevistos que sempre acontecem, acabamos tendo por volta de 4:30 h disponíveis. Como só fizemos a trilha que leva às Cataratas e almoçamos, esse tempo foi suficiente (gastamos acredito que menos de 3 horas).

O Parque é imenso e para conhecê-lo melhor levaria muito mais tempo, mas para quem estava prestes a ficar sentada no aeroporto, só ver aquelas quedas d’água majestosas já foi ótimo!

O lado bom de conhecer as Cataratas da forma como fizemos foi que aproveitamos o tempo em que estaríamos no aeroporto sem fazer nada para conhecer um ponto turístico muito lindo, mas o lado ruim é que acredito que o mais legal de lá é mesmo pegar o barquinho e ir ver as quedas d’água lá de baixo, andar pela passarela que leva ao meio delas, se molhar sem preocupações, coisa que é difícil quando se tem mais algumas horas de voo em seguida. Mas, como eu disse, super valeu!

Para quem ama natureza, roteiro mais do que recomendado !

 

Parque Estadual do Iguaçu

Rodovia BR 469 – KM18 Foz do Iguaçu – Paraná

Aberto diariamente (inclusive domingos e feriados): Das 9h às 17h

Preços atualizados: Veja nessa parte do site

www.cataratasdoiguacu.com.br

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu
A vista super legal do Restaurante Porto Canoas, onde almoçamos

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

2 Comments

Deixe uma resposta