Cunha é uma cidade do interior de São Paulo que além de ser cheia de natureza e paisagens lindas, também é super tradicional no desenvolvimento de cerâmicas, contando com vários ateliês espalhados pela região, especializados em diferentes técnicas.

Para quem quer passar um dia pela cidade, segue aqui o roteiro que fizemos quando estivemos por lá:

 

Começando o dia com uma trilha pela Pedra da Macela

A trilha tem uma subida pesada, mesmo para quem está acostumado a praticar atividades físicas. No final, você tem com recompensa uma vista linda do alto de uma montanha na Serra do Mar, de onde se  pode ver um pedaço das cidades de Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Aqui, quanto mais cedo você fizer a trilha, melhor, já que o calor e o sol estarão bem mais amenos. Além de roupas e calçados confortáveis para percorrer os 2km de subida puxada, não esqueça de levar água, protetor solar, óculos de sol e/ou boné. Vá preparado. Sério!

 

Pedra da Macela

Rodovia Cunha – Paraty km 66 (sair à esquerda e seguir por mais 5 km, até o início da trilha).

 

Almoço com Massas Artesanais 

No restaurante especializado em receitas veganas e vegetarianas Taberna Coração da Terra, experimentamos massas artesanais deliciosas, com ingredientes frescos e um atendimento intimista que nos deixou muito à vontade, como se estivéssemos almoçando no sítio de amigos.

Algumas receitas mudam de acordo com a época do ano, por conta dos ingredientes usados, e o sinal da máquina de cartão é meio incerto, então leve dinheiro por via das dúvidas.

 

Taberna Coração da Terra

Estrada para a Pedra da Macela, 21 Km (Acesso pelo Km 65,5 da estrada para Paraty) – Cunha -SP

Telefone: (12) 3111-6039

 

Assistir o pôr do sol no Lavandário

Aqui foi onde vi um pôr do sol que entrou na lista dos mais bonitos para mim. As cores dos raios do sol vistos em meio à plantação de lavandas é de uma beleza tão poética, que você só consegue ficar admirando e pensando na beleza daquele momento. Coisa linda!

No Lavandário, além de conhecer uma plantação de lavandas, você pode comprar produtos como hidratantes, sabonetes e óleos, e também pode fazer massagens, que devem ser agendadas com antecedência .

 

Lavandário

De sexta a domingo e feriados, das 10h até o pôr do sol.

Estrada SP – 171 (Guaratinguetá – Paraty) KM 54,7 (a 8 km do centro de Cunha)

Visitação: R$10,00 (Maiores de 60 anos pagam meia)

www.lavandario.com.br

 

 

Finalizar o dia com uma Caminhada pelo Centro da Cidade

Finalizamos nosso dia com uma caminhada pelo centro histórico de Cunha, conhecendo as lojinhas de doces artesanais, a igrejinha na praça e as construções que nos fizeram sentir de fato em uma cidade do interior.

 

Os ateliês de Cerâmica

Apesar de super tradicionais na cidade, tanto eu quanto meus amigos já tínhamos conhecido alguns ateliês, durante outras visitas que fizemos à região. Se você quiser acrescentar esse programa ao seu roteiro, na página da cidade de Cunha existe uma lista de ateliês, descrevendo inclusive a técnica que cada um deles aplica ao seu trabalho na cerâmica.

Todas as fotos desse post são do nosso fotógrafo Ricardo Jayme.

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

Deixe uma resposta