Pinacoteca de São Paulo

Oi gente !! Feliz 2014 !!! \o/

Volto das férias contando para vocês sobre minha última visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo, um lugar lindo no centro da cidade.

Há muito tempo não o visitava, aí minha amiga Larissa, que de vez em quando colabora aqui com o blog, me convidou para um tour pelos museus da região da Luz. A intenção era visitarmos o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca e o Museu de Arte Sacra, todos bem perto um do outro, mas não tivemos tempo de visitar o último dessa vez.

Pinacoteca de São Paulo Estacionamento para quem quiser ir de bike para o museu !

Começo falando sobre a Pinacoteca, que foi fundada em 1905 e é o mais antigo museu de São Paulo. Seu prédio foi projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi originalmente para ser o Liceu de Artes e Ofícios. Hoje o museus conta com um acervo de cerca de quase 8 mil peças com obras super importantes de arte brasileira e de artistas estrangeiros atuantes no país ou que trabalharam a temática “Brasil”. Eu particularmente AMO os trabalhos do Almeida Júnior expostos lá !

Pinacoteca de São Paulo“No passinho do volante, quero ver o baile todo!” kkkkkkkkkk

 Além de expor essa quantidade enorme de ótimos trabalhos que fazem parte do seu acervo, a Pinacoteca faz parte do roteiro internacional de exposições. E isso é o que mais gosto de lá, essa junção de ótimos trabalhos expostos com o ambiente em si, sua arquitetura e iluminação natural que são lindas, além da vista que algumas partes do prédio tem para o Parque da Luz.

Uma coisa muito interessante que eu não sabia: diferente da maioria dos museus que oferecem entradas gratuitas em um dia da semana, esses museus da região da Luz oferecem essa opção aos sábados, perfeito para quem trabalha e só tem os finais de semana disponíveis para aproveitar esse benefício, afinal, arte e cultura de graça são sempre bem vindos, né ? 😉

Pinacoteca de São PauloA vista de uma das sacadas da Pinacoteca

 Para quem quiser ir de bike, eles tem um “estacionamento” para elas, além de ter Wifi (com um sinal bem ruim mas tem ! rsrs), e um café com uma varanda externa super agradável, uma daquelas partes do prédio que tem vista para o Parque da Luz.

No dia em que fomos, parece que tinha uma comunidade alemã inteira no museu (rsrsrs) que é visitado por muitos turistas estrangeiros, mas ouvimos alguns reclamando que ninguém os entendia lá no café…

Bom, para quem é de São Paulo, gosta de arte, arquitetura e ainda não conhece a Pinacoteca, fica a dica, recomendo demais da conta ! 😉

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São PauloA varanda externa do café da Pinacoteca

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

2 Comments

  1. Roubei a fotinho em que eu to fazendo a intelectual, caminhando pela pinacoteca! Hahaha 😉

Deixe uma resposta