Muita gente não sabe, mas o Edifício Matarazzo, também conhecido como Palácio do Anhangabaú, não só abriga a sede da Prefeitura da cidade de São Paulo, como também é aberto à visitação.

O prédio histórico é de uma beleza e riqueza de detalhes incrível e, através de um tour guiado, ficamos sabendo mais não só sobre a história da construção, mas da própria cidade de São Paulo.

Construído para ser a sede das Indústrias Reunidas Matarazzo, logo na sua fachada podemos ver 5 painéis que indicavam as 5 áreas de atuação dos negócios da família: tecelagem, metalurgia, agricultura, química e comércio (ou seja tudo! rs), e nas laterais desses desses painéis ficava o brasão da família. Acima das janelas existem 3 letras M, referentes aos 3 Matarazzo que estiveram à frente dos negócios da família até a construção desse prédio em 1939: Francesco Matarazzo, Ermelino Matarazzo e Chiquinho Matarazzo.

Com projeto de 2 arquitetos do escritório de Ramos de Azevedo e com  170 mil placas de mármore travertino cobrindo a sua fachada, o maior carregamento de mármore da Itália para  Brasil, o prédio tem seu terceiro e quinto andares tombados, então nada pode ser alterado.

Na parte interna do prédio, além de um pé direito monumental, existe um mosaico lindíssimo, feito na Itália, que retrata o mapa do Brasil e as características de cada região. Com as divisões de estados e ortografia bem diferente do que temos hoje, o mosaico ficou pronto em 1939, mas só veio para o Brasil em 1946, depois do fim da Segunda Guerra.

Até os anos 70 o prédio ficou com a família Matarazzo, até que em 2004, então pertencendo ao banco Banespa, ele é repassado para a Prefeitura, como parte do pagamento de dívidas. E é nesse ano que a Prefeitura de São Paulo transfere a sua sede para o Edifício Matarazzo.

Depois desse tour cheio de história pelo terceiro andar (o andar da entrada, que fica acima do nível do Anhangabaú), subimos para o quinto andar, onde fica o jardim e de onde se pode ver a cidade do alto, com outros vários pontos históricos visíveis em cada um dos lados desse jardim / mirante.

Se você gosta de arquitetura e de conhecer mais sobre a história da cidade, fica aqui a minha dica de roteiro cultural por São Paulo! 😉

 

Edifício Matarazzo – Sede da Prefeitura de São Paulo

Endereço: Viaduto do Chá, 15 – Anhangabaú – Centro – São Paulo

Segunda a Sábado, às 10h30, 14h30 e 16h30.

O tour é gratuito, tem duração aproximada de 1h e não é necessário fazer agendamento prévio.

Mais informações no site.

 

Fotos: Ricardo Jayme.

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

Deixe uma resposta