Liberdade

 

Mais uma facetada minha cidade multicultural: o bairro oriental da Liberdade !

São Paulo tem a maior colônia japonesa fora do Japão, e é no bairro da Liberdade que se encontra a maior concentração de japoneses da cidade.

O bairro, que fica na região central, pertinho da Praça da Sé,  foi fundado em 1912 por trabalhadores imigrantes que se instalaram na região atraídos pelos preços baixos dos aluguéis e pela facilidade de locomoção para seus empregos.

 

Atualmente, a presença japonesa continua muito forte e predominante na região, mas também podemos encontrar lá tudo o que é relacionado à cultura oriental em geral – de produtos como os sorvetes Melona (que são uma delííícia e a maioria das pessoas acha que é japonês, mas é coreano ! rs) à restaurantes de comidas chinesa, japonesa, entre outras.

Aos finais de semana acontece na Praça da Liberdade uma feira com barracas de comidas orientais como a de doce de feijão azuki, tempurá, yakisoba entre outras.

 

Feira da Liberdade

 

doce de feijão azukiDoce de feijão azuki quentinho !

 

Essa feira foi criada com o intuito de divulgar o trabalho de artesãos orientais mas atualmente, tirando as comidas orientais e uma ou outra barraca, como a de bonsais, está cheia de “artesanatos” que não são artesanatos, como cintos e coisas “made in 25 de Março”, sabe ? Acho uma pena isso, gostaria muito de ver aquelas barracas cheias de artesanato oriental, ou de coisas que remetessem á essa cultura, mas… mesmo assim, as comidinhas valem a pena, acredite ! rs..

Ah, mas uma dica para quem não gosta de muvuca: evite os horários de pico do almoço, algo em torno do meio dia às 15 hs, porque a feira  fica intransitável, meio no esquema “só os fortes sobrevivem” !!! kkkkk =p

 

Para comer, também já ouvi muitas indicações sobre a Pastelaria Yoka, mas o Danilo já comeu lá (e eu provei um pedaço do pastel dele ! rsrs) e é gostoso, mas só isso. Nada de tão espetacular… mas se você estiver com vontade de pastel, é gostosinho ! Rs..

Outro lugar que eu acho muito legal, também na Praça da Liberdade: a Livraria Sol, que foi inaugurada em 1947 e tem livros, revistas e afins. Publicações orientais, aqui você vai encontrar ! Ah, e se você gostar de alguma revista mas achar cara (afinal elas são importadas !), pergunte ao vendedor se eles não tem alguma edição antiga da publicação. Essas edições anteriores costumam ter descontos bons e no meu caso, que me interesso pelas revistas de moda, 1 ou 2 meses de atraso não são nada comparados ao tanto que eles estão na frente de nós com relação à tendências de moda ! Mesmo sendo edições passadas, elas continuam muito à nossa frente !! Rsrs..

 

livraria Sol

 

revistas japonesasPara quem gosta de publicações japonesas, a Livraria Sol é uma perdição !

 

O que mais gosto de lá é me perder pelas ruas ao redor da praça, com suas lojinhas com muitas tranqueirinhas fofas e comidinhas deliciosas de embalagens lindas, além das lojas de cosmético e maquiagens.

Para quem também gosta de sair fuçando à procura de coisas assim, minha recomendação é a loja Azukiya, que vende doces, comidinhas, bebidas e tudo mais. Sempre encontro muitas delícias importadas por lá, orientais ou não. No fundo da loja eles também tem uma “sessão casa”, com produtos com layout vintage da Coca Cola e coisas do tipo (tá, isso não é oriental, mas as coisas são bem bonitinhas ! rsrs).

Outra coisa que gosto nessa loja é que muitas vezes tem degustação de produtos que estão á venda na loja, então você prova e só depois decide se gostou o suficiente para comprar ou não. O problema é que eles escolhem só os produtos mais gostosos, então sempre dá vontade de comprar, como um licor chamado Plum Dew, com 14% de álcool feito a partir de uma ameixa japonesa chamada ume que eu provei lá e amei !!!

 

Azukiya

 

Azukiya Liberdade

 

Azukiya

 

bolacha de melão japonesa

 

licor Plum Dew de uva umeAlguns dos produtos da Azukiya, como o biscoito recheado de melão que eu amei e o licor de uva ume, que eu amei o dobro ! Rs..

 

Para os mais animados, tem também o Marukai, que é mais um mercado mesmo, com comidas (comidas para preparar, conservas e coisas assim), louças para culinária oriental, e também as outras besteiras comestíveis como biscoitos e salgadinhos. Mas de final de semana é uma fila imeeensa, fiquei com preguiça e desisti do que ia comprar ! =p

 

MarukaiAlguns dos produtos do Marukai, com opções com mais cara de mercado mesmo.

 

Para quem quer comprar produtos de beleza, a Ikesaki é uma ótima opção, nem tanto pelo preço, mas pela variedade de coisas que tem nas 2 unidades próximas à Praça da Liberdade. Também tem a Ludovicus, que eu nunca cheguei a comprar nada de fato, mas que pelo que já vi, tem muitas opções de maquiagens.

No Sogo Plaza Shopping você também vai encontrar uma infinidade de boxes que vendem de um tudo, tranqueirinhas, maquiagens e etc, mas acho que a principal característica dessa galeria é a quantidade de produtos voltados para os fãs de animes, os desenhos japoneses. Tem dvds (que o Danilo já comprou, veio direitinho, sem nenhum problema ! rs), bonecos, camisetas e coisas do tipo.

E como a fama dos japoneses diz que gostam de karaokês, aqui na Liberdade tem vários ! Rs..

Nunca fui à nenhum deles, mas tenho amigos que já foram e recomendam a Chopperia Liberdade (R. da Glória, 523). Com relação à restaurantes, fui com a indicação do chinês Ronghe He, que me disseram ter comida boa e preço legal, mas chegamos lá às 14 hs do domingo e a fila era de 1:30 hs de espera. Desistimos e comemos na feirinha mesmo ! =p

Também tinha a indicação da Doceria Alteza ( R. Américo de Campos, 36), mas comemos tanto na feira e nas lojas em que entramos que não sobrou nem um lugarzinho sequer para provar a indicação ! Mas juro que volto lá e conto se é boa mesmo, volto aqui para um update ! Rs..

 

Bradesco Liberdade

 

Liberdade

 

Bonsai

 

sorvetes melona

 

Feira da Liberdade

 

Liberdade

 

 

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

4 Comments

    • Nossa Camila, é o que mais gosto: ficar andando, entrando em todas as lojinhas e fuçando aquele monte de coisas com embalagens lindas ! rsrsrsrs
      Bjssss !!!

Deixe uma resposta