Esse ano tive minha comemoração de réveillon mais diferente em relação à todos os anos anteriores: passei a virada do ano novo no Templo Zu Lai, em Cotia, cidade aqui bem pertinho de São Paulo.

No decorrer do ano acontecem no Templo algumas cerimônias em datas especiais (no site deles tem uma agenda com a programação), e essa comemoração de ano novo por lá foi algo que me marcou muito.

Começou com o jantar vegetariano, servido no refeitório do Templo, onde eu, que tenho paladar de criança, me propus a experimentar vários pratos da culinária oriental que eu nunca experimentaria. Alguns eu gostei muito, outros não, mas para mim, isso já era parte da experiência de passar o ano novo de uma forma diferente.

Depois houve uma peregrinação, em que todos os participantes ficam em fileiras de 6 pessoas, e essas fileiras vão subindo da parte de baixo do Templo até a parte de cima, com essa subida simbolizando o nosso caminho que fazemos durante as nossas vidas, e em direção à elevação. Os passos são sincronizados de acordo com as instruções que são dadas antes do começo da peregrinação, e a cada sinal que é dado para que seja feita uma prostração, alguns se ajoelham e colocam a testa no chão, outros (como eu), somente abaixam a cabeça, ato que simboliza a humildade de devemos lembrar de ter durante a nossa jornada.

A peregrinação durou por volta de 2h, foi fisicamente cansativa, mas para mim, que estava na vibe de instrospecção, reflexão e agradecimento, foi algo que me reenergizou de uma forma incrível.

Depois disso, finalizamos nosso trajeto no meio do pátio do Templo, com cada um de nós segurando uma vela artificial (dá uma olhada que linda essa prece para oferenda de luz). Nesse momento, a monja falou algumas palavras sobre o ano que se iniciava, oferecemos um incenso ao Buda e tocamos o sino. Aquela virada de ano bem cheia de good vibes, sabe?

Então se você curte meditação, tem simpatia pelo Budismo ou pela cultura oriental, fica aqui a minha dica de programação para o seu próximo ano novo!

PS: Para quem não quer participar da peregrinação, é possível somente ver todos esses rituais da cerimônia. e para essa data, o jantar precisa de reserva.

 

Templo Zu Lai

Estrada Fernando Nobre, 1461 – Parque Rincão – Cotia – SP

De terça a sexta, das 12h às 17h.
Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h.
(Às segundas o Templo permanece fechado, mesmo se for feriado).
Entrada e estacionamento gratuitos. A alimentação na cafeteria / refeitório são pagos à parte.

Antes da sua visita, dê uma olhada em algumas orientações aos visitantes no site.

www.templozulai.org.br

 

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

2 Comments

Deixe uma resposta