Chichén Itzá - Yucatán MéxicoChichén Itzá, em Yucatán.

O segundo adversário do Brasil nessa Copa é outro destino para o qual ainda não tive a oportunidade de ir: o México!

Tenho uma vontade imensa de conhecer esse país, e depois que a minha amiga Bruna Sanches, que é fotógrafa e editora de arte na revista Mundo Estranho, deu essa colaboração aqui para o blog contando a experiência dela por lá, me deu mais vontade ainda ! Isso porque ela foi em uma época que me encanta muito: a comemoração do Dia de Los Muertos.

Assim como no post sobre a Croácia, em que a Monique do Diário Radical deu sua colaboração, aqui a Bruna respondeu às mesmas perguntas, para contar como foi a sua viagem pelo país.

Dá uma olha no relato dela:

O quete fez escolher esse destino ?

Sempre tive vontade de ver como era comemorado o Dia de los Muertos. Quando fiquei sabendo que no ano passado teria a exposição dos vestidos da Frida Kahlo na Casa Azul, a casa da artista e que hoje é um museu dedicado à ela, resolvi que seria um bom motivo para fazer a viagem.

Quais lugares do México você visitou ?

Fiquei 15 dias no México e a primeira parte da viagem foi para Yucatan. Alugamos uma casa pelo Airbnb bem pertinho da praia em Playa del Carmen. Conhecemos a ilha de Cozumel (Dica: não aluguem bikes para atravessar a ilha, gastamos mais de 2 horas, só para chegar na praia!) e Isla Mujeres (aonde pagamos caro para ficar em um quadradinho de areia). Play del Carmen é lindo, mas sem dúvida, Tulum é a melhor praia de lá! Vale alugar um carro e ir. Outra coisa imperdível é conhecer algum cenote (aquelas cavernas com piscinas naturais lindas) e ir para Chichen Itza.

A segunda parte foi na Cidade do México, que tem um estilo mais urbano, parecido com São Paulo. Condesa é o bairro mais boêmio e bonito, mas no centro tem muita coisa legal e próxima para se fazer.

Por último passamos um fim de semana em Pátzcuaro, para ver a típica festa do Dia dos Mortos. Pátzcuaro é um lugar bem pequeno mas muito bonitinho. Lá é mais barato que a cidade do méxico e além dos cemitérios lindos você pega um barco e vai para ilhas próximas. No Dia de los Muertos tudo é festa, e o cemitério fica LINDO de madrugada! Ah, e lá também tem um restaurante chamado Lupita, que eu recomendo !

Pátzcuaro - MéxicoEm Pátzcuaro

Alguns destinos são indicados para quem quer fazer uma viagem romântica, outros para quem gosta de natureza, outros para quem é cosmopolita… Esses lugares do México que você visitou são indicados para que tipo de turista ?

Em uma mesma viagem vi de tudo um pouco. Se você busca natureza vale ir para Yucatan. Se você quer conhecer mais a cultura, na Cidade do México tem muita coisa típica, um museu maravilhoso com toda história Maia e Asteca, os vestidos mexicanos que são demais… E vale muito ir na época da festa dos mortos. Os cemitérios ficam lindos e decorados, a cidade cheia de bandeirolas e só nessa época eles fazem o pão do morto (um pão delicioso, feito somente nessa data).

Teve algum problema ou algo que não gostou lá ?

Os mexicanos são maravilhosos, em todos os problemas básicos de turismo, sempre tivemos ajuda. Só não é bom viajar de noite, por causa dos assaltos.

O que mais te marcou nessa viagem, o que mais gostou ?

Eu amei ter ido ver os cemitérios em Pátzcuaro, a Lucha Libre é muito divertida e a casa da Frida é linda!

Voltaria para México ? Para os mesmo lugares ou para outros lugares que não conseguiu conhecer (na segunda opção, quais lugares) ?

Moraria lá por um tempo. Para conhecer mais e ver novamente algumas coisas.

Mercadão - cidade do México2

Mercadão - cidade do MéxicoMercadão na Cidade do México

Casa Azul - Frida Kahlo - cidade do MéxicoCasa Azul, o museu da Frida Kahlo, na Cidade do México

Pátzcuaro - México2

Pátzcuaro - México3

madrugada no cemitério Pátzcuaro dia dos mortos MéxicoComércio e o cemitério decorado em Pátzcuaro

Gostou das fotos do post ? Então dá uma olhada AQUI no trabalho que a Bruna faz como fotógrafa ! 😉

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

Deixe uma resposta