Há quase 4 anos atrás eu, meu namorado e uma amiga fizemos nossa primeira viagem internacional. Fomos fazer cursos por um mês e nosso destino foi uma cidade chamada La Verne, próxima a Los Angeles, Califórnia.  Nós tínhamos aulas de segunda a quinta, então quinta depois do almoço a gente saía para conhecer outras cidades… quase uma road trip ! Rsrs..

Como ficamos um mês e queríamos viajar e conhecer o máximo de lugares possíveis, alugamos um carro e, consequentemente, tivemos que nos informar sobre como dirigir por lá. Mesmo buscando informações antes, cometemos algumas gafes, ou seja: se mesmo se informando alguns imprevistos podem acontecer, imagina se a gente não se informa !

Por isso pensei em colocar aqui algumas dicas básicas, para as pessoas que estão querendo ir para os Estados Unidos, que pretendem alugar carro, mas que nunca dirigiram por lá ! Vou listá-las aqui em baixo ! 😉

– Quando fomos para a Califórnia, o pessoal da agência nos passou que não era preciso tirar nenhum tipo de carteira de motorista especial para dirigir por lá, a carteira de motorista aqui do Brasil já era suficiente. Não tivemos problema nenhum dirigindo com a carteira de motorista brasileira, mas li aqui no Viajante Amador que em alguns estados americanos é preciso a carteira de habilitação internacional, então é bom dar uma pesquisada sobre a necessidade ou não, dependendo do estado para o qual você está indo.

– Quando estacionar, nunca se esqueça de colocar as moedinhas no parquímetro referentes ao tempo que você pretende ficar estacionado

– Também quando for estacionar, não se esqueça que o carro deve ficar dentro do espaço definido e marcado no chão. Pode parecer uma dica meio boba, mas como eu disse era a primeira vez que dirigíamos por lá, nem vimos marca nenhuma no chão, prestamos a maior atenção às moedinhas e ganhamos uma multa por estacionar fora do espaço marcado no chão ! rsrs

– Quando parar no farol de um cruzamento, só fique na faixa da direita se você pretende entrar à direita. Lá, mesmo como farol vermelho para seguir em frente, você pode virar a direita se isso não atrapalhar o tráfego de quem está vindo no farol verde ou se não tiver nenhum pedestre passando na faixa. Se você ficar parado na faixa da direita, com certeza vai receber buzinadas dos carros que querem virar ! rs. A única exceção é quando tiver uma placa escrito que você não pode virar á direita quando o farol estiver vermelho.

– Quando estiver em uma daquelas rodovias de trânsito rápido, sempre siga a velocidade dos outros carros, mesmo que eles estejam acima da velocidade   permitida. É que lá também é uma infração você “atrapalhar” o tráfego dos outros carros, então siga a mesma velocidade dos outros motoristas, nem mais nem menos.

– Tenha educação no trânsito, não tente dar uma de espertinho furando filas ou coisas assim. No primeiro dia da nossa viagem, acabamos de chegar do aeroporto e fomos para um show em Los Angeles. Na volta, precisávamos entrar a direita, mas bem a frente de onde estávamos. Tinha uma fila imensa na faixa da direita, mas todas as outras estavam praticamente vazias. Achamos que tinha alguma coisa errada, não entendemos nada, aí saímos da faixa e fomos adiante. Olha a nossa surpresa (e nossa vergonha também) em perceber que aquela fila super civilizada era de pessoas que iam virar a direita também. Mas ninguém estava cortando pelas outras faixas e travando tudo lá na “boca” da entrada, eles estavam esperando educadamente sua vez na fila de carros de se formou. E nós tivemos que passar a vergonha de chegar lá na frente, no melhor estilo “me acho esperto te fazendo de idiota”, e entrar na frente de quem tinha esperado na fila. =p

– Se alguém der seta para entrar na sua frente, dê passagem pra ele, porque lá você pode ter certeza de que lhe retribuirão isso, eles não vão acelerar quando você der seta para entrar na frente deles ! rsrs

Bom essas são as minhas dicas de como dirigir pelos Estados Unidos ! Encontrei dois posts muito bons aqui no Viajante Profissional e no Guia Mais Miami, vale dar uma lida ! 😉

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

2 Comments

1. É triste ter de pedir p sermos educados, mas é preciso. Brasileiro é fogo, me incluo na lista também dos que precisam de puxões de orelha. Aqui, se ficamos na fila somos taxados de ‘besta’. Apesar de não morrer de amores pelos norte-americanos tiro o chapéu pra eles no quesito educação.
    Abraços.

2. É Camila, o problema do trânsito aqui no Brasil é exatamente esse: quando a gente quer ser educado, as pessoas abusam e nos fazem de besta mesmo… isso é fogo ! Quando chegamos de viagem, depois de dirigir por 1 mês lá na Calif´ronia, meu namorado chegou super calmo pra dirigir aqui, como estava dirigindo por lá… não durou 1 dia ! No final do primeiro dia ele já estava uma fera, dizendo que ele bem que tentou ser educado, mas não tinham condições… rs..
    Acho que fica pior ainda se lembrarmos que a gente mora aqui em São Paulo, aonde o trânsito é simplesmente caótico ! =p