Para quem quer saber o que fazer em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, aqui vão minhas dicas e  programações com o que fiz (ou tentei fazer), durante minha passagem pela cidade:

 

Ver exposições de arte contemporânea no Instituto Figueiredo Ferraz

Para mim, que amo arte e roteiros culturais, esse foi o melhor programa em Ribeirão!

O Instituto  Figueiredo Ferraz tem como base a coleção de obras dos seus donos, obras essas que ficam expostas de forma permanente, mas que a cada ano tem uma curadoria / montagem diferente, além de exposições temporárias.

Vá com tempo para ver tudo com calma, o espaço lindo e cheio de obras interessantes, recomendo super!

 

Instituto Figueiredo Ferraz

Rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto

Ter a Sáb – das 14h às 18h

Entrada Gratuita

Acessível para deficientes físicos

www.institutofigueiredoferraz.com.br

 

Fazer um tour pela Cervejaria Colorado e tomar um cerveja made in Ribeirão, no bar Toca do Urso

Em Ribeirão Preto existem muitas cervejarias artesanais, como a Walfanger, Weird Barrel, Lund, Invicta ou a tradicional Choperia Pinguim (dá pra fazer um super tour cervejeiro, hein?!), mas a minha indicação vai ser o Bar Toca do Urso, que fica na Cervejaria Colorado.

Tentei ir na sexta feira, por volta das 21h e não consegui entrar, tinha uma fila de 2:30h de espera!!! Obviamente não fiquei esperando (odeio filas!), e acabei indo conhecer a Choperia Pinguim, que tem um chopp bem bom, com preço ok, mas que não me identifiquei muito com o ambiente, achei meio tumultuado, meio que barulho demais pra mim.

A pessoa que estava fazendo o controle da fila do Toca do Urso disse que seria bom chegar até umas 19hs, para não pegar uma fila tão grande, e foi o que fizemos no dia seguinte. Aí sim conseguimos entrar e conhecer o bar, mas não sem antes ficar por volta de 1h na fila de espera. Pode parecer muito, mas não é porque eles vendem chopp na parte de “espera”, então é o tempo de tomar um chopp, conversar um pouco e entrar.

Mas tirando esse pequeno porém, gostei do Toca do Urso. Ele tem um ambiente amplo, com uma parte do espaço aberta e outra fechada,  música ao vivo à partir das 21h, um sistema onde você coloca créditos em um cartão e serve seu próprio chopp, comidinhas gostosas e uma lojinha com produtos da marca, como copos, cervejas, camisetas e bonés.

O bar fica em uma área separada na própria Cervejaria Colorado, onde também se pode fazer um tour para conhecer o processo de fabricação da cerveja. Para o tour você deve fazer um cadastro antecipadamente, e eles te avisam por email se ainda tem vagas para o dia escolhido.

 

Cervejaria Colorado e Bar Toca do Urso

Rodovia Anhanguera, km 308 + 300 metros • Bairro Residencial Cândido Portinari • Ribeirão Preto

Toca: Qua e Qui: 18h às 00h / Sex: 18h às 1h / Sáb 12h às 1h / Dom: 12h às 18h

Lojinha: Seg e Ter: 9h às 18h / Qua e Qui: 9h às 22h / Sex e Sáb: 9h às 23h / Dom: 12h às 17h

Para agendamento do tour pela cervejaria: www.cervejariacolorado.com.br/visite-a-colorado

www.cervejariacolorado.com.br

 

Experimentar a Feijoada (deliciosa) do Stream Palace Hotel

Falei em outro post sobre essa feijoada mara, mas não tem como escrever um post de coisas a fazer em Ribeirão Preto e não colocar esse tópico na lista. Quem também curte roteiros gastronômicos, vai me entender.

A feijoada, super conhecida e tradicional na cidade,  é servida no Restaurante Athenas, o restaurante do Stream Palace Hotel, aos sábados .

Aqui não tenho nenhum “porém” para listar: o atendimento é mega simpático, o ambiente é bem bonito, com música ao vivo, entradas, saladas, sobremesas e a feijoada em si, tudo muito delicioso e impecável. Simplesmente de dar água na boca, só de lembrar.

Nota 10 com louvor!

 

Restaurante Athenas – Stream Palace Hotel

Rua General Osório, 850 – Ribeirão Preto – SP

Reservas: whats app 16 99994 8194 / e-mail: athenas@streamhoteis.com.br

www.streamhoteis.com.br/restaurante

Conhecer teatros e museus históricos da cidade, como o Teatro Pedro II,  o Museu de Arte de Ribeirão Preto e a Casa da Memória Italiana 

Ribeirão Preto é uma cidade histórica, que atraiu muitos imigrantes e que teve o café como importante fonte de riqueza para a região durante o começo do século XX, então o que não faltam na cidade são casarões históricos lindos, que trazem a memória dessa época.

Para quem gosta de história e cultura, algumas sugestões são o Museu de Arte de Ribeirão Preto e a Casa da Memória Italiana, ambos instalados em casarões históricos do centro da cidade. Não consegui visitar nenhum dos dois, porque o primeiro estava fechado durante o feriado e o segundo precisava fazer agendamento para a visita, e eu não sabia, fiquei morrendo de vontade de conhecer, e ficaram na lista para uma próxima visita à cidade.

Consegui fazer uma rápida visita guiada ao Teatro Pedro II, uma das maiores casas de ópera do Brasil, e que após um incêndio teve a nova cúpula do teto da sala de espetáculos projeto pela artista Tomie Ohtake.

Como fui durante o dia, porque não tinha nenhum espetáculo agendado para as datas em que eu estaria na cidade, não consegui ver essa cúpula com as luzes acesas, mas pelas fotos que vi, deve ser uma coisa linda!

Fica aí a dica para conferir a agenda deles e, se tiver algum espetáculo, aproveitar para ver o espetáculo e também essa construção linda.

Para as visitas guiadas (que deve ter durado uns 15 minutos), é necessário entrar em contato diretamente com eles para ver a disponibilidade.

 

Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral 370 – Centro – Ribeirão Preto

Tel: 16 3977-8111

www.theatropedro2.com.br

 

Museu de Arte de Ribeirão Preto

Rua Barão do Amazonas, 323 – Centro – Ribeirão Preto

Tel: 16 3635-2421

Antes da sua visita, confira antes as informações sobre horários de visitação no site:

www.ribeiraopreto.sp.gov.br/scultura/marp/i14informe.php

 

Casa da Memória Italiana

Rua Tibiriça, 776 – Centro -Ribeirão Preto

Tel: (16) 3625.0692

contato@casadamemoriaitaliana.com.br

www.casadamemoriaitaliana.com.br

Onde se hospedar:

Durante minha visita à cidade, fiquei hospedada no Stream Palace Hotel (fiz um post falando sobre minha experiência por lá), e super recomendo.

Fica no centro, com acesso fácil à todas as partes da cidade (é possível ir à pé para atrações como a Choperia Pinguim, o Teatro Pedro II, o Museu de Arte de Ribeirão e para a Casa da Memória Italiana), o quarto em que fiquei era super espaçoso e confortável, o café da manhã é divino e tem a feijuca maravilhosa aos sábados.

Indico fortemente!

Essa visita contou com o apoio de parceiros. As opiniões e comentários descritos aqui são independentes e baseados na experiência que tivemos. 

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

Deixe uma resposta