carimbos de viagem

 

Como falei no post anterior, não só meu passaporte como também meu visto estão vencendo esse ano. Então, depois do post falando sobre o passaporte, nesse falarei de como tirar ou renovar o visto americano !

 

Esse ano houveram algumas mudanças na solicitação do visto ou renovação do mesmo. Agora, ele tem duração de 10 anos e tanto para a solicitação quanto para a renovação, a documentação deve ser encaminhada aos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), somente depois disso a entrevista será feita no Consulado, em outro dia. Os dois procedimentos devem ser agendados ou pelo telefone ou pelo site.

 

Para a renovação do visto a entrevista no Consulado não é mais obrigatória, ou seja, se você só vai renová-lo e se encaixa nessas condições descritas aqui no site do CASV,  você só vai precisar levar seus documentos até o Centro de Atendimento, sem a necessidade de fazer novamente a entrevista no Consulado.

 

Antes de fazer a solicitação de visto, você também deve ver qual tipo de visto se encaixa nas necessidades da sua viagem. Por exemplo: se você solicitar o visto de turismo mas estiver indo viajar a negócios, você corre o risco de ser barrado na imigração. Por isso, veja primeiro qual é o seu caso AQUI e os valores correspondentes.

 

passport stamp

 

Custos:

 

Agora é cobrada uma taxa única de US$ 160,00 em média (esse valor pode variar dependendo da categoria do visto que você for solicitar), e essa taxa cobre o agendamento, a taxa de solicitação de visto e a taxa para entrega do mesmo. Esse valor pode ser pago com cartão de crédito no site ou pelo telefone de agendamento, por boleto ou em dinheiro nas agências do Citibank.

 

Documentação:

 

Para quem está solicitando pela primeira vez, além da documentação necessária que você pode consultar AQUI, tem aquela documentação que é recomendada que você leve, aquelas que comprovam que você tem vínculos com o Brasil e que pretende voltar ao país depois da sua visita aos Estados Unidos.

Para comprovar esse vínculo com o país, você pode levar a declaração de alguma instituição de ensino, caso você esteja fazendo algum curso regular, como faculdade ou pós graduação por exemplo, carteira de trabalho, comprovantes de posse de imóveis ou veículos, ou algum outro comprovante que mostre que você tem recursos financeiros para custear sua viagem, como extratos bancários por exemplo. Levar também passaportes vencidos, que mostrem que você cumpriu sem problemas as datas de permanência permitidas nas outras viagens que fez também é recomendado.

 

Para solicitação de visto de não imigrante, é preciso preencher um formulário chamado DS-160, que está em inglês mas que se você colocar a seta em cima das perguntas elas aparecem em português para você. Ele deve ser preenchido pelo menos 72 hs antes da sua entrevista. Tenha atenção ao preenchimento desse formulário pois qualquer erro, mesmo erros de digitação, podem fazer com que você tenha que reagendar a sua entrevista. Por isso, antes de clicar em “enviar”, confira todas as informações que você colocou nesse formulário.

Fora isso, se você não mexer no formulário por 20 minutos a sessão expira e você tem que preencher tudo outra vez. Então, caso queira preencher um pouco e depois continuar, salve o que já fez ! 😉

 

AQUI tem mais informações sobre o preenchimento do formulário, vale dar uma lida !

Outro link que me ajudou a escrever esse post e também a tirar minhas dúvidas de renovação foi o do site Viajeaqui, vale dar uma olhadinha também ! 😉

 

passport stamp

 

Imagens: Pinterest

 

 

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

12 Comments

  1. ja preenchi o ds 160 mas nao consigo achar o boleto bancario para imprimir e pagar……

    • Oi Neide !

      Depois que vc preencher o 160 e finalizá-lo, clicar para enviá-lo, deveria ser a última parte do processo, a última tela… tem certeza de que além de preenche-lo vc clicou em finalizar, ou enviar ??

  2. Boa noite, bom tenho uma duvidas, meu visto antigo venceu ano passado em abril entao deu um pouco mais de 1 ano preciso da entrevista, mas as duvidas sao:
    faço faculdade de eng. civil me formo em dezembro agora,
    estava querendo ir em setembro 2013 posso levar como comprovante de vinculo o papel q informa que estou devidamente matriculado na faculdade? faço estagio tb mais a renda eh baixa 1000 tem holerite e tudo pensei em preencher a ds160 como q minha mae vai me custear fiz ate a carta de custeio, seria mais aconselhavel dizer que ela vai me bancar? (na verdade ela que faria isso mesmo) mais me informaram porque pela minha idade 27 ficava feio falar q meus pais me bancam, estou apenas com essas duvidas se puder me ajudar, vou tirar por bsb ja q moro aqui acho q seria mais pratico, obrigado

    • Oi Simon !!

      Então, acho válido sim você levar seu comprovante de que está cursando a faculdade, mostra que você tem um vínculo aqui, que dificilmente iria abandonar a faculdade faltando tão pouco pra se formar… sobre o estágio, na minha opinião, a renda não importa tanto quanto o fato de vc estar estagiando na sua área, pq mostra que você já está inserido no mercado de trabalho da sua própria área, mais um motivo pra não “abandonar” seu caminho profissional, já q vc já está inserido nele.

      Minha irmã tirou o visto dela semana passada, ela tb se forma no ano que vêm e tb é estagiária, e conseguiu tirar sem problemas, informando que tinha ganhado a viagem de presente.

      Acho que vc pode sim dizer que a viagem não foi paga por vc, mas acho mais interessante vc colocar que ela é um presente, até de formatura, não sei se é o caso, mas não colocar como se fosse fosse totalmente dependente dos seus pais, sabe ?

      Se a viagem já estiver marcada, é interessante vc levar a reserva que fez impressa, assim como contrato de aluguel de carro ou mesmo as passagens se vc já as tiver comprado.

      Abçsss e boa sorte na sua entrevista !!!! =)

  3. bom como eu colocaria como presente entao? nao entendi bem;
    me indicaram fazer assim, na parte de atual work coloco q estudo e la na outra pagina aonde pergunta se ja trabalhei marcaria q sim e escreveria que sou trainee na minha area e que meu contrato terminaria no ano que vem, seria melhor assim nao? obrigado pelas dicas

    • Então, se vc é trainee ou estagiário, se encaiax em “atual work”. Tem uma parte do questionário específica com essa pergunta de quem está custeando a sua viagem, aonde vc coloca o nome da pessoa, o grau de parentesco, etc. Aí no dia da entrevista, qdo te perguntarem sobre o custeio da sua viagem, vc explica que ganhou de presente dos seus pais ! 😉

  4. Pelo que entendi, a entrevista é dispensável mas temos que ir ao Centro para entregar os documentos? É isso?

    Moro em Salvador e, de qualquer forma, terei que pagar uma viagem para uma das unidades (Rio, BH, Recife, SP, Brasília).

    Não posso nomear alguém para levar os documentos, já que preenchi tudo pela internet, anexei foto, já havia colhido as digitais?

    Obrigado,

    Bruno.

    • Oi Bruno !

      Então, a entrevista no consulado é dispensável no caso da renovação, mas isso pelo que eu entendi (pq tb estou renovando o meu nesse momento), são eles nesse CASV que vã determinar, não sei baseados em quais motivos, se você vai precisar ou não ir ao Consulado fazer nova entrevista.
      E acredito também que não se pode nomear ninguém para levar esses documentos para você, acredito que tenha que ser você mesmo… mas entra em contato com eles por esse site ou pelo telefone que coloquei lá em cima no post e se informa direitinho com relação ao seu caso ! 😉

      Abçss !!

Deixe uma resposta