Já imaginou poder fazer a colheita das uvas que vão virar vinho e pisar nessas uvas em tonéis cheios delas, para lembrar como esse processo era feito antigamente, no melhor estilo imigrante italiano da novela das 20hs? Essa foi a experiência que tivemos conhecendo a Vindima Góes, evento anual feito pela Vinícola Góes.

Localizada na cidade de São Roque, bem pertinho da cidade de São Paulo, a Vinícola Góes realiza a Vindima Góes todos os anos, durante os meses de janeiro e fevereiro, como uma espécie de comemoração à essa época de colheita das uvas, para que a gente possa fazer mais do que um tour, mas ter uma experiência super marcante dentro desse processo de produção do vinho.

Assim que chegamos, fomos recebidos de forma muito carinhosa por todos do evento, que se preocupam muito em fazer com que cada um presente ali se sinta muito bem vindo. Após conhecermos um pouco sobre a história da família de descendência portuguesa e da criação da Vinícola, que esse ano completa 80 anos, partimos para o local onde fica o vinhedo.

Lá pudemos colher as uvas diretamente das parreiras, conhecer (e participar!) do processo de Pisa das Uvas, feito antigamente para se obter o vinho (que hoje é feito de forma totalmente mecânica) e também conhecer um pouco mais sobre vinhos e safras, com o enólogo da Vinícola. Devo dizer que, colhendo e pisando nas uvas, me senti em uma novela sobre imigrantes italianos, só faltou o Thiago Lacerda me chamando de “Giuliana, amore mio“, adorei!

O tour foi finalizado com um almoço delicioso, com comida típica portuguesa e aquela vista para as parreiras, que te faz não querer ir embora. Para beber, apesar da indicação de harmonização que era dada, tanto para o almoço quanto para as sobremesas, todos os produtos da Vinícola estavam disponíveis para serem provados por nós, inclusive os sucos de uva integrais, para quem não bebe alcoólicos.

Adoro tours de bebidas, já conheci fábrica de cerveja na República Tcheca, de rum em Barbados, o Heineken Experience em Amsterdam, entre outros, e devo dizer: o tour feito durante a Vindima, na Vinícola Góes, foi um dos que mais gostei de participar. A preocupação em fazer com que todos tivessem uma experiência agradável e marcante era visível em todos os momentos, assim como o carinho com que todos os envolvidos no evento demonstravam ter pelo que estavam fazendo, pensando em todos os detalhes com cuidado. Enfim, uma experiência ótima!

Fica aqui a dica de programação de final de semana, tanto para casais, quanto amigos e famílias com crianças. Tenho certeza de que vão gostar tanto quanto eu!

 

Vinícola Góes

Estrada do Vinho, km9 – São Roque – SP (no site tem um mapinha)

Tel: (011) 4711-3500

www.vinicolagoes.com.br

**Para participar dessa visitação especial que é a Vindima, compre seu convite antecipadamente através do site.

 

Fotos: Ricardo Jayme.

Essa visita contou com o apoio da Vinícola Goes. As opiniões e comentários descritos aqui são independentes e baseados na experiência que tivemos. 

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

Deixe uma resposta