Programação para os amantes de arquitetura e cultura: conhecer a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, primeiro projeto construído pela arquiteta italiana, naturalizada brasileira, e que também viria a projetar o MASP, ambos marcos da arquitetura moderna no Brasil.

Localizado no bairro do Morumbi, a Casa de Vidro foi construída no início da década de 50, quando a região não tinha nada além dessa construção de traços modernos se erguendo em meio à vegetação, que dominava a paisagem. Com um jardim de 7.000m² planejado e cuidado por Lina e seu marido Pietro Maria Bardi, o local foi a residência do casal durante 40 anos, tendo sido tombada como patrimônio histórico em 1987.

Hoje o local abriga o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, com foco na arquitetura, design, urbanismo e arte popular, seus maiores interesses. Além da decoração e dos objetos pessoais expostos, também há uma biblioteca, composta por obras dessas áreas, adquiridas pelo casal, obras contemporâneas escritas sobre eles, 7 500 desenhos e 17 000 fotografias, que ajudam a contar essas histórias de vida tão ligadas à arte e a cultura do nosso país.

Sobre arquitetura, design, urbanismo e artes, Pietro dizia: “O importante é mover-­se nesses círculos pensando nos outros mais do que em si mesmo” .

 

Casa de Vidro – Instituto Lina e P.M. Bardi

De quinta a sábado, das 10h às 16h30 (última entrada às 15h30) – Não abre aos domingos.

Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (estudantes, professores e terceira idade).

Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi – São Paulo

Tel: (11) 3743 3875

www.institutobardi.com.br

 

 

Imagem 1: institutobardi.com.br

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

Deixe uma resposta