Para quem gosta de viajar de carro e quer reduzir os custos com combustível e pedágio, a nossa indicação: o aplicativo de busca de caronas Bla Bla Car.

Fundado em 2006 na França, o Bla Bla Car conecta motoristas e passageiros dispostos a viajar entre cidades, compartilhando o custo dessa viagem. Com mais de 35 milhões de membros em 22 países, é acessível via web e celular, através de aplicativos para iOS e Android.

Decidimos escrever esse post porque o Ricardo, fotógrafo aqui do blog, acabou de fazer sua segunda viagem usando o aplicativo e super recomendou. Ambas as viagens foram de São Paulo à Brasília e ele listou alguns tópicos a serem levados em consideração, na hora de decidir testar ou não o Bla Bla Car:

Tela de busca de caronas

1. A segurança é uma questão importante para a empresa: É necessário fazer um cadastro, com algumas confirmações de documentação e identidade, antes de oferecer ou pedir alguma carona.

2. Depois de aprovado o cadastro, o sistema é muito simples e funciona da seguinte maneira: Você cadastra para onde está indo, quantos lugares tem disponíveis no carro e o trajeto que será feito – com opção de colocar se haverá ou não paradas, se há outras cidades nesse mesmo trajeto, etc.

3. O site calcula um valor por cada vaga disponível e você aprova ou modifica esse valor, sendo que é possível deixar uma marcação de aprovação automática ou manual para cada reserva. O Ricardo deixou a opção manual, porque se sentiu mais seguro podendo verificar as avaliações dos passageiros antes de aprovar. Ou seja, assim como outras plataformas de compartilhamento de hospedagem e serviços, cada usuário tem o seu perfil, com avaliações de outras pessoas que já compartilharam viagens com eles.

Pronto, a sua viagem fica disponível para a busca de todos os usuários do serviço e, depois de fazer a reserva on-line, o passageiro recebe o número de celular do condutor para combinar os últimos detalhes da viagem.

Tela para oferecer Carona
Tela para avaliação

Além da economia, existem outros pontos que podem fazer do Bla Bla Car uma boa opção para os viajantes: em uma dessas experiências usando o aplicativo, o Ricardo compartilhou a viagem com uma pessoa que queria viajar com o seu cachorro, mas não queria ir de ônibus ou avião para que o seu dog não tivesse que ir preso em uma daquelas caixas com grades. Se cadastrou no aplicativo, perguntou se o cachorro era bem vindo no carro e pronto, foi feliz até Brasília.

Uma coisa legal para pessoas de humor volátil: O perfil de cada usuário inclui um ícone de “BlaBla”, que indica o quanto eles estão dispostos a conversar durante uma viagem. Eu particularmente adorei essa opção! Rs.

Há também a opção “Só para elas” , chamada que permite aos membros organizarem uma viagem exclusivamente entre mulheres. Essa é uma ótima maneira de aumentar, ainda mais, a sensação de segurança durante as carona. Opção essa bem bacana para as garotas, hein?!

 

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

Deixe uma resposta