DSC_0056Uma das apresentações do festival 

Depois de um longo de tenebroso inverno, eis que estou de volta aos posts ! E prometo nunca mais ficar tanto tempo sem atualizar o blog ! Rsrs..

 

No post de hoje vou falar sobre minha visita ao 35° Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, a maior festividade tradicional japonesa no Brasil, que aconteceu no começo de julho no bairro da Liberdade, aqui em São Paulo.  Só pude ir ao festival no domingo, mas todo ano ele é realizado durante 2 dias, sábado e domingo.

A festa, que acontece no Brasil desde 1979, é inspirada em uma lenda japonesa que conta a história de uma princesa e um pastor que, por causa de seu romance, foram transformados pelo pai da princesa em estrelas e só podiam se encontrar uma vez por ano, contanto que atendessem aos pedidos feitos pelas pessoas às estrelas.

 

Li aqui que a festa acontece há mais de 1.150 anos (!!!) em vários lugares do Japão, sendo que a que ocorre na região de região   de Miyagui é mais tradicional de todas.

Na Praça da Liberdade foi montado um palco aonde haviam apresentações de dança, música e taikô, aqueles “tambores” típicos do Japão. O local também estava todo decorado com bambus e enfeites de papel (que eu esqueci o nome, mas que estavam sendo vendidos por R$ 5,00 em versões pequenas). Nos bambus as pessoas podiam pendurar os tanzaku, que são papéis coloridos que representam as estrelas e aonde cada um escreve seus pedidos para elas. Cada tanzaku custava R$ 2,00 e cada cor tinha um significado, como paz, dinheiro, amor, etc.

Não fiz nenhum pedido, mas fiquei lendo os pedidos das pessoas, uns pedindo para si mesmos, outros pedindo para o mundo ou para pessoas próximas… muito legal ver o que se passa dentro das pessoas mesmo sem conhecê-as !

 

tanzaku 35° Tanabata Matsuri Festival das EstrelasAs cores e os significados dos tanzaku… o dinheiro já tinha acabado ! KKKK

Além das barraquinhas de comidas típicas que ficam por lá aos finais de semana, a ponte próxima à praça estava fechada com muitas outras barracas e tudo isso ABARROTADO de gente.

Se você gosta de cultura japonesa, vai adorar as apresentações e o clima que fica no ar durante esse festival, mas se não gosta de muvuca, nem considere esse programa como uma opção ! kkkkkk

 

Tanabata Matsuri Festival das EstrelasSim, estava muito sol, então ótima oportunidade para comprar a sombrinha japonesa que eu sempre quis ! rsrs..

tanzakuOs tanzaku, com suas diversas cores, dependendo do seu pedido.

35° Tanabata Matsuri Festival das Estrelas na LiberdadeEsse é o enfeite que não me lembro o nome, mas que estavam sendo vendidas miniaturas dele..

35° Tanabata Matsuri Festival das Estrelas 2013Olha eu aí no meio, com minha sombrinha japonesa ! kkk

35° Tanabata Matsuri Festival das EstrelasE tem de tuuudo, até bichinhos de pelúcia dos desenhos japoneses também !

35° Tanabata Matsuri Festival das Estrelas

Autor

Juliana Rosa é apaixonada por viagens, esportes, arte, música e criatividade em geral e conta aqui no blog um pouco das suas andanças.

Deixe uma resposta